O juiz pode basear sua decisão em laudo pericial judicial

Como resultado, as conclusões de uma perícia judicial são muitas vezes decisivas para o resultado de um julgamento.

Para informação, existem perito judiciais e sapiteurs . Sapiteurs são técnicos com especialidade diferente da do perito, a quem o perito pode pedir parecer.

o que é quesitos em pericia

Quando a solução de um litígio depende de uma análise técnica, o juiz dá grande crédito aos elementos técnicos fornecidos pelos peritos e peritos.

Quem adianta os custos da perícia? O artigo 695.º do Código de Processo Civil indica que “a remuneração dos técnicos” faz parte dos custos .

No processo cível, o juiz que ordena a perícia também tem a obrigação de fixar o valor de uma provisão a ser utilizada contra a remuneração do perito. Esta provisão deve ser o mais próxima possível da sua remuneração final .

Trata-se do depósito (artigo 269.º do código de processo civil). No momento do depósito, o juiz designa também a parte ou partes que deverão depositar a provisão na secretaria do tribunal competente.

Este depósito constitui uma provisão e não um pagamento final. Assim, a parte ou partes que adiantaram o depósito poderão ser reembolsadas se o juiz decidir, durante o julgamento, que o ônus final das custas do perito não recai sobre elas.

Regra geral, cabe ao requerente o pagamento desta caução, uma vez que é ele quem será beneficiado pela perícia. O perito poderá solicitar o depósito de provisão adicional (artigo 280 do código de processo civil). O depósito da provisão adicional não é necessariamente de responsabilidade do requerente inicial: o juiz pode solicitá-lo a quem iniciou o pedido de prorrogação.