Desvantagens de negociar ouro

O ouro é uma excelente ferramenta de diversificação que pode ajudar a minimizar o risco geral do portfólio. Historicamente, tem tido uma correlação negativa com ações e obrigações, mas pode superar o mercado de ações em períodos selecionados, como quando existe uma aversão generalizada ao risco.

qual o ouro mais caro que existe

A negociação de ouro é acessível tanto para comerciantes de varejo quanto para investidores institucionais. A grande variedade de instrumentos financeiros disponíveis, incluindo CFDs, ações e ETFs, bem como a multiplicidade de plataformas de negociação online disponíveis, permitem que traders de todo o mundo participem no mercado, independentemente do tamanho da carteira ou do perfil de risco do investidor.

Embora os preços do ouro subam no longo prazo, podem ser altamente voláteis no curto prazo, impulsionados por notícias, divulgações de dados e acontecimentos económicos e geopolíticos. Negociar ouro requer uma gestão de risco cuidadosa, especialmente quando se utiliza alavancagem.

O ouro, ao contrário das ações e títulos (e até mesmo do dinheiro), não produz rendimento ou dividendo. Além do potencial de valorização do capital, o ouro não gera rendimentos adicionais para os comerciantes. Como resultado, os investidores que valorizam fluxos de rendimento regulares e consistentes podem considerar a negociação de ouro menos atraente, especialmente em períodos de consolidação de preços. Os retornos podem ser baixos durante os períodos de “risco”, quando os investidores migram para ativos mais arriscados.